Historial

A Escola Profissional de Lamego tem mais de 25 anos. Criada em 1989, através de um contrato programa celebrado entre o ministério da educação e o centro de Promoção Social Rural – Instituição da Diocese de Lamego, a Escola iniciou as suas atividades nesse mesmo ano letivo.

Instalada, de início, na quinta Portal do Chão, em Lalim, a 12 km de Lamego, cedo sentiu a necessidade de transferir para  a quinta dos Prados, em Lamego, na sede da Entidade Proprietária, parte das suas atividades.

No limiar de tempos novos para o Ensino Profissional e para o desenvolvimento de Lamego e do Douro Sul  queremos que a Escola Profissional de Lamego, que inicialmente foi exclusivamente Agrícola, diversifique, agora, a oferta de Novos Cursos ao ritmo dos anseios dos jovens e das exigências da Empresas e Serviços, atenta e lúcida perante o ritmo da mudança e a urgência da inovação e da criatividade pedagógica. 

 

 

Maior desfio, todavia, constitui edificar, sob o alicerce sólido de valores humanos e cristãos, a pessoa que mora em cada aluno.

Para lá da a componente letiva e da formação em contexto de trabalho, das visitas de estudo e do intercâmbio com outras instituições, a Escola que sonhamos deve dar espaço aos valores éticos e estéticos, à criatividade e à imaginação, ao desporto e à ocupação saudável dos tempos de lazer, à autonomia e à solidariedade, ao equilíbrio afetivo e ao diálogo, ao gosto pelo Escola e pela Vida, à capacidade de vencer o absentismo e o insucesso, ao sentido de responsabilidade e de opção, ao apelo da coragem e ao uso coerente da liberdade, à construção de um clima de Escola onde a alegria de viver, o gosto de trabalhar e a participação ativa de todos sejam uma realidade.

Voltei à Escola e tive a certeza de que tudo se torna diferente e mais claro, de que a juventude tem futuro” e de que a Escola tem uma nobre e imprescindível missão a cumprir ao serviço de Lamego, Cidade, Diocese e Região.